Você sabe qual a principal causa de morte evitável no planeta? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é o tabagismo, que mata todo ano no Brasil cerca de 200 mil pessoas, e uma média de 4,9 milhões em todo o mundo.
De acordo com a Fiocruz, a fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes, dentre elas: monóxido de carbono, amônia, cetonas, nicotina e alcatrão.
Cerca de 50 problemas de saúde diferentes podem ser causados pelo tabagismo. Os principais são as doenças cardiovasculares como a hipertensão, o infarto, a angina e o derrame. Além disso, o cigarro provoca vários tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga) e doenças respiratórias como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Também causa impotência sexual no homem e infertilidade da mulher.
Rótulos com novas mensagens de impacto
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no mês de dezembro/2017, uma resolução com as novas imagens de advertência sanitária obrigatórias nos rótulos dos cigarros. Risco de disfunção erétil, problemas cardíacos, cegueira e fumo passivo são alguns dos alertas que ganham novo layout gráfico nas embalagens de cigarro comercializados no Brasil. Além disso, os rótulos alertam para a proibição de venda para menores de 18 anos.
Será que esses não são motivos suficientes para parar de fumar? Existem hoje no mercado diversos métodos para acabar com o vício do cigarro, basta querer e ter força de vontade.
Para aqueles que pretendem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional.